o valor das soft skills no sector das TI

Hoje, os profissionais de TI necessitam tanto de conhecimentos técnicos como de competências sociais, facto que não é novo, no entanto, a procura destas competências transversais não pára de crescer e assume um papel fundamental nos processos de recrutamento.

Com o desemprego no sector de TI a atingir os níveis mais baixos de sempre, é preciso que estes profissionais tenham mais do que um conhecimento técnico. Torna-se essencial que, aliadas a essas competências se junte a aptidão para comunicar de forma eficaz, negociar conflitos, trabalhar bem em equipa e uma capacidade para se adaptar às constantes necessidades de mudança, que um mercado tão dinâmico como este exige. 

Alguns estudos comprovam que as aptidões técnicas podem ser ensinadas com muito mais facilidade do que as soft skills. Assim, de nada nos valerá ter a melhor tecnologia e processos do mundo se as pessoas não forem capazes de comunicar entre si, de trabalhar em equipa, potenciando o raciocínio crítico e inteligência emocional. As hard skills são a base de uma carreira de sucesso, mas as soft skills são respnsáveis pelo seu desenvolvimento e progressão.

Ana Petrucci, business unit manager da Randstad Technologies

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