referências a um clique

Fazer a confirmação de referências é um processo crítico na seleção de talentos. Trata-se não apenas de verificar a veracidade dos dados mas também de conhecer a opinião de pessoas que trabalharam juntamente com o candidato em análise, podendo ou não ter relações hierárquicas diretas. Este é um processo que nem sempre era ágil e que levava a que fossem feitos muitos contactos e tinha também algumas dificuldades de registo.

A startup Chekster lançou uma solução tecnológica com o mesmo nome que dispões de ferramentas para ajudar as empresas a recrutar o melhor talento. O potencial da ferramenta levou a Randstad Innovation Fund a investir na mesma, não detendo sendo accionista maioritária mas garantindo a utilização desta tool nos 39 países onde a empresa opera.

Mas afinal, o que faz esta solução? 

1. Automated reference checkup: optimiza o tempo gasto na verificação de referências, quando se quer confirmar as capacidades de um candidato. Em vez de receber um conjunto de contactos para telefonar, cria um formulário online, que o próprio candidato preenche e envia para as referências, que por sua vez respondem de volta ao recrutador, com testemunhos confidenciais. É criado um relatório a partir de todas as respostas.

2. Post interview debrief: Em vez de ter de criar tempo livre na agenda para reunir entrevistadores de potenciais candidatos, aumentando o tempo entre a entrevista e o contacto com a oferta, esta opção permite enviar um documento para cada entrevistador e preencher dados de feedback para cada entrevistado, gerando depois um relatório final.

3. Talent checkup: Esta opção serve para entregar a auto-avaliação e a avaliação dos colegas em tempo real, através de um relatório. Este pode ser usado em futuras candidaturas para empregos, pelo colaborador, pois pode ser descarregado.

4. 360 checkup: É outra ferramenta para feedback individual de forma intuitiva. Substitui as anteriores avaliações, dadas em formato de relatório, apostando, em vez disso, no formato de gráfico, com cores e percentagens. A ferramenta funciona como o automated reference checkup, com base em formulários partilháveis entre os colaboradores e departamentos.

5. Employment verification: Da mesma maneira que um recrutador procura saber de referências passadas, também procura confirmar se o candidato de facto trabalhou nas empresas mencionadas no currículo enviado. Por isso, com um sistema semelhante ao Automated Reference Checkup, o recrutador envia um formulário onde o próprio candidato remete para antigos empregadores o pedido de confirmação e feedback da experiência laboral do candidato. 

O Checkster oferece soluções inteligentes para tornar os processos de recrutamento mais rápidos e intuitivos e os relatórios de feedback mais simples de ler. Ajuda assim a aumentar o “job fit” e a contratar “a pessoas certa para o lugar certo”.

< voltar à página anterior