awareness vs. atratividade na estratégia de employer brand

A matriz que cruza atratividade e reconhecimento de marca permite  perceber o posicionamento dos setores de atividade e respetivas empresas e posteriormente delinear um plano de atuação para aumentar estes dois vetores, de acordo com o posicionamento e objetivos de employer brand da empresa. 

Em 2016, recorrendo a uma amostra representativa da população ativa portuguesa, fizemos o cruzamento destes dois vetores, o que permitiu elaborar matrizes por setores e por empresas que demonstraram a perceção dos portugueses.

A marca com maior reconhecimento não integrou a lista do top 20 das empresas mais atrativas para trabalhar, o que é claramente uma preocupação numa altura em que existe uma verdadeira guerra pelo talento. Por outro lado, o setor considerado pelos portugueses como o mais atrativo (Tecnologias de Informação) não é o que apresenta o maior reconhecimento de marca. Da mesma forma existem setores com elevada notoriedade de marca e outros que representam nichos, mas que também precisam das melhores pessoas. 

 

< voltar à página anterior