a importância dos RH nas PME

Em que medida é que uma estratégia de Recursos Humanos é um tema importante para uma pequena e média empresa?

Os recursos humanos (RH) são fundamentais em qualquer empresa, mas em especial nas PME's. Numa organização com menor número de pessoas, estas são muitas vezes o activo diferenciador e têm mais do que um papel no desenvolvimento do negócio. A sua gestão assume assim uma importância crítica e não é difícil encontrar exemplos de empresas sustentáveis que ao errarem na selecção e na gestão das suas pessoas acabaram por colocar em risco o seu próprio negócio.

Este tema é muitas vezes descurado e nem sempre os empresários lhe dão o devido valor. É preciso construir uma aliança entre a administração e os RH para que estes estejam motivados e com condições para atingir os objectivos desejados. Um dos erros mais comuns é usar a intuição ou replicar modelos de grandes organizações. Cada empresa tem o seu ADN, a sua cultura e para que as suas pessoas contribuam para o crescimento do negócio é preciso conhecê-las e conhecer as metas, é preciso mediar esta relação, conhecer o sector de actividade entre outros factores. Os RH devem ser geridos com um plano e com uma estratégia, recorrendo a parcerias fortes e fornecedores de referência, porque a verdade, é que são sempre as pessoas que marcam a diferença.

 

Qual a vossa participação no processo de definição e implementação de RH nas PME?

Na Randstad Staffing temos uma solução definida especificamente para o mercado das PME. É preciso considerar que em Portugal, as Pequenas e Médias Empresas representam cerca de 99,9% do tecido empresarial nacional, sendo responsáveis por 82% do emprego e por 67,8% da produção nacional. Em números absolutos, existem cerca de 848 000 PME em Portugal, responsáveis pelo emprego de cerca de 2 676 000 pessoas e por cerca de 47 000 milhões de euros da produção nacional (dados Eurostat).

Neste contexto encontramos realidades empresariais e culturas muito distintas, a que a Randstad consegue responder com a sua especialização por sector e com a experiência na gestão de pessoas. Em conjunto com as empresas, directamente com a administração ou junto dos departamentos de recursos humanos, somos consultores de soluções de RH, apresentando como clara vantagem o facto de termos uma oferta flexível e inovadora em termos de implementação. Ou seja, hoje em dia existem modelos que podem ser aplicados considerando as necessidades de negócio, que não se cingem à mera definição do número de pessoas ou do vínculo contratual. As decisões de RH são decisões de investimento e de crescimento e para as tomar é necessário ter uma visão ampla e inovadora de mercado, porque só quando se faz uma boa escolha de pessoas é que se garante o sucesso de uma empresa.



Luís Gonzaga Ribeiro

Director Comercial da Randstad

< voltar à página anterior