#3 meses na primeira pessoa - tutaonana (até breve)

Os três meses chegaram ao fim!

Esta magnífica experiência termina com um sentimento misto. Sinto-me contente por regressar a casa, ao trabalho e por rever os amigos e a família. Mas aqui também conheci pessoas fantásticas, que me desafiaram todos os dias. 

Agora que estava finalmente a conseguir resultados no meu trabalho…irei regressar. Alguém me disse “não lamentes o que não fizeste, fica contente pelo que alcançaste”. De facto estou feliz por aquilo que fiz, em conjunto com a equipa, e sinto-me muito orgulhosa por fazer parte deste projecto da VSO, do TLED e da Randstad.

A parceria entre a Randstad e a VSO tem cerca de 14 anos e é uma excelente oportunidade, que proporciona uma experiência de voluntariado num ambiente seguro e confortável. Trata-se de um programa que aproxima pessoas e que possibilita a partilha de experiências e conhecimento. A Randstad está, cada vez mais, a apoiar programas de voluntariado a nível internacional, criando novas formas de intercâmbio. Este projecto em particular significa, para mim, um passo importante na minha formação. Um choque de realidade positivo, que provoca um sentimento de gratidão e retribuição. O contacto com uma realidade diferente, uma cultura distinta e completamente diferente da minha zona de conforto irá, com certeza, contribuir de forma significativa para o meu desenvolvimento enquanto pessoa, mas também como profissional.

Nestes três meses, estive focada no apoio a PME, no que diz respeito consultoria de marketing. Trabalhei de forma próxima com os empreendedores, na sensibilização de estratégias de vendas e mercado. Conceitos de rentabilidade, preço, custo ou análise de mercado estiveram sempre presentes. Numa perspectiva mais global, acredito que os próximos voluntários se sintam mais confortáveis ao ler o novo plano de integração a Iringa. Paralelamente, iniciei um plano de Marketing de melhoria do website TLED. Acredito que tenha um impacto significativo no brand awarness do projecto e que crie curiosidade, por parte do público em geral, em conhecer melhor este programa. Não tive oportunidade de dar continuidade à implementação do mesmo, mas com a ajuda de outros colegas da Randstad, que irão permanecer na VSO, iremos com certeza ter sucesso!

Agradeço a todos os que depositaram um enorme voto de confiança em mim e a forma como me apoiaram. A experiência foi muito interessante, mas naturalmente, também teve dias mais desafiantes. No entanto e mais uma vez, as pessoas que me rodeiam na Tanzânia ou em Portugal, tiveram um papel preponderante na forma como consegui reagir, lidar e ultrapassar os obstáculos com que me deparei.

Partilho (mais) alguns momentos desta aventura.


Dar es Salaam

Tandale Market