15 skills fundamentais para este ano

O LinkedIn publicou aquelas que, acredita que vão ser, as competências fundamentais para 2019. Dividiu entre soft skills e hard skills, identificando as  competências de que as empresas mais vão precisar.

Para descobrir quais as competências que devemos adquirir para sobressair no mercado de trabalho, a rede social analisou as competências mais procuradas na sua plataforma, em comparação com a oferta. 
Assim, o top 15 das “competências de que as empresas mais precisam” em 2019 é:

Soft Skills

1 – Criatividade
Enquanto os robôs são excelentes a optimizar ideias antigas, as organizações precisam mais de colaboradores criativos que conseguem conceber as soluções de amanhã.

2 – Persuasão
Ter um bom produto, uma boa plataforma ou um bom conceito é uma coisa, mas o principal é persuadir as pessoas a comprarem.

3 – Colaboração
À medida que os projectos se tornam mais complexos e globais na era da IA, a colaboração eficaz torna-se mais importante.

4 – Adaptabilidade
Uma mente adaptável é uma ferramenta essencial para navegar num mundo que está hoje em constante mudança, já que as soluções de ontem não resolverão os problemas de amanhã.

5 – Gestão de tempo
Uma competência intemporal: gerir bem o tempo será útil durante toda a carreira.


Hard Skills

1 – Cloud computing
À medida que o mundo avança para a cloud, as empresas procuram desesperadamente engenheiros que tenham competências para acompanharem esta procura.

2 – Inteligência artificial
É inegável que a era da IA está aí e vai chegar a todos os negócios. Quem ficar de fora desta corrida, corre o risco de também ficar de fora do mercado.

3 – Raciocínio analítico
À medida que recolhem mais dados que nunca, as empresas desejam profissionais que consigam tomar decisões inteligentes a partir deles.

4 – Gestão de pessoas
O mundo mudou de um modelo “comando e controlo” para líderes que conseguem aconselhar e habilitar as pessoas, uma competências difícil que poucos profissionais possuem.

5 – UX Design
O UX Design é a chave para criar um mundo digital para humanos.

6 – Desenvolvimento de aplicações móveis
Uma competência que é exigida há alguns anos já que as empresas continuam a criar plataformas para aparelhos móveis.

7 – Produção de vídeos
A procura de produção de vídeos está a crescer à medida que o streaming de vídeos representa 70% de todo o tráfico de consumo na internet.

8 – Liderança comercial
A capacidade comercial é uma das competências que tem sempre procura, e os grandes líderes comerciais são cada vez mais difíceis de encontrar.

9 – Tradução
Estamos mais ligados do que nunca em termos globais, com as competências de tradução a destruírem um dos últimos obstáculos: a língua.

10 – Produção de áudio
Semelhante ao vídeo, houve um recente aumento de interesse nos podcasts e noutros formatos áudio digitais, levando a uma procura crescente desta competência.

Para este estudo foram incluídas apenas cidades com 100 mil membros do LinkedIn.

 
< voltar à página anterior