No ambiente de trabalho em constante transformação de hoje, as empresas estão a começar a notar uma grande mudança. A geração mais jovem, conhecida como Geração Z ou Gen Z, está a tornar-se parte da força de trabalho.

A tocha da influência geracional está a passar dos mais velhos baby boomers para os millennials e Gen Z. Essa mudança está a causar diferenças notáveis na forma como as coisas funcionam.

Os especialistas preveem que a Gen Z se tornará mais numerosa no local de trabalho do que os millennials até 2045. Isso significa que os empregadores precisam de compreender as características únicas, os sonhos e as prioridades que definem esta geração.

Neste artigo, exploraremos o que deve compreender sobre os profissionais da Gen Z. Também examinaremos como criar um ambiente de trabalho equilibrado que satisfaça as suas necessidades.

geração z
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a ascensão da Gen Z

Os Gen Z's, nascidos entre 1997 e 2012, são nativos digitais. Cresceram num mundo cheio de tecnologias e em constante mudança e estão mais conectados do que as gerações anteriores. O que mais sabemos sobre eles?

são práticos e realistas

A Gen Z é a primeira geração a chegar à idade adulta após eventos significativos. Viveram o 11 de setembro, a grande recessão e uma pandemia global. Esses eventos moldaram a sua visão do mundo. Para eles, a segurança no emprego é uma prioridade ao escolher um futuro empregador.

Muitos Gen Z cresceram numa época em que o dinheiro era escasso e os adultos à sua volta enfrentavam desafios financeiros. Como resultado, são cautelosos ao correr riscos. Têm uma perspetiva mais tradicional em comparação com os Millennials, que cresceram nos prósperos anos 90 e início dos anos 2000, quando eram encorajados a seguir caminhos não convencionais para alcançar os seus sonhos.

Estes jovens profissionais estão mais interessados em empregos estáveis e tradicionais, como trabalhar em escritórios. Na verdade, 36% dos Gen Z expressaram preferência por trabalhos de secretária. Com a chegada do trabalho remoto, muitos deles também adotaram este modelo.

Preferem modelos de trabalho não tradicionais, em particular aqueles que lhes permitem trabalhar em casa, estabelecer horários flexíveis, vestir-se de forma mais casual ou viajar com frequência.

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valorizam a educação

A Gen Z está a seguir um percurso educativo tradicional. Estão destinados a tornar-se na geração com mais educação da história. 

Acreditam fortemente na importância do ensino superior e vêem a obtenção de um diploma como o melhor caminho para garantir um emprego estável e bem remunerado.

Aproximadamente 59% da Gen Z completou ou está a caminho de completar uma educação pós-secundária, em comparação com 53% dos Millennials e 44% dos Gen Xers.

aceitam a diversidade

A Gen Z é a geração mais diversa em termos de raça e cultura na história. De acordo com o Pew Research Center, quase metade (48%) dos membros da Gen Z identificam-se como não caucasianos. Isso contrasta com gerações anteriores: Millennials (44%), Gen Xers (30%) e Baby Boomers (18%). É altamente provável que na geração que sucede a Gen Z, os caucasianos estejam em minoria pela primeira vez.

As gerações mais jovens cresceram num ambiente onde a diversidade é a norma, o que influencia as suas perspetivas, políticas e interações com pessoas de diferentes origens.

valores e prioridades da geração z

Os profissionais mais jovens atribuem muita importância à ética, responsabilidade social e valores. Uns impressionantes 80% da Gen Z priorizam encontrar um emprego que esteja alinhado com os seus valores e interesses, em comparação com 59% dos Millennials.

Isso demonstra quão crucial é criar uma cultura de trabalho que corresponda às suas crenças.

flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

A flexibilidade é realmente importante para a Geração Z. Mais da metade deles valoriza modelos de trabalho que oferecem flexibilidade, como o trabalho remoto e o tempo livre.

Eles querem que o trabalho faça parte das suas vidas, dada a sua familiaridade com a tecnologia. Conseguem lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo e comunicar num mundo digital.

defensores da diversidade e inclusão

A Geração Z está realmente empenhada na equidade, diversidade e inclusão. Cerca de 59% deles consideram isso muito importante.

Os empregadores que apoiam esses valores atrairão a atenção deles, pois desejam um ambiente de trabalho justo e inclusivo.

liberdade pessoal e ser único

Os profissionais da Geração Z desejam liberdade pessoal, privacidade e expressão própria. Eles gostam de ser eles mesmos e apreciam diferentes pontos de vista.

Os empregadores que buscam atrair e reter talentos da Geração Z devem pensar em proporcionar um ambiente de trabalho que priorize a segurança psicológica.

Vale ressaltar que esse tipo de ambiente de trabalho não beneficia apenas a Geração Z, mas também promove a retenção de profissionais de todas as gerações.

pensam a longo prazo e em desenvolver skills

Mesmo sendo jovens, a Geração Z está focada na estabilidade e nas suas futuras carreiras. Eles querem aprender novas skills e construir uma base sólida para as suas carreiras.

entrevista a Nuno Troni

como atrair e manter a geração "millennial" nas empresas

atrair millenials

construir um local de trabalho multi-geracional

Compreender o que a Geração Z deseja é importante, mas também é bom saber que existem coisas que todas as gerações valorizam.

Pessoas de todas as idades desejam salários justos, oportunidades de crescimento nas suas carreiras, modelos de trabalho flexíveis e trabalho com significado.

Em vez de adotar uma abordagem única para todos, as empresas devem criar um plano que atenda às necessidades individuais.

tornar a oferta de emprego especial

Em vez de se concentrarem apenas nas diferenças entre as gerações, as empresas devem fazer uma oferta de emprego que atenda aos desejos de todos.

Respeitando as diferenças no que as pessoas desejam em diferentes estágios da vida, as organizações podem criar um ambiente de trabalho gratificante para todos.

Em resumo, os trabalhadores da Geração Z têm qualidades e sonhos únicos. O seu foco em ética, diversidade, expressão pessoal e skills digitais significa que as empresas precisam de mudar as suas estratégias.

Mas, ao entender o que todas as gerações valorizam e criar um ambiente de trabalho que atenda a diferentes necessidades, as empresas podem criar um local de trabalho equilibrado que atrai, retém e envolve pessoas de todas as idades.

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