Cometeu um erro de trabalho? Acontece. Todos nós cometemos erros. As pessoas cometem-nos todos os dias. Mesmo os melhores de nós escorregam aqui e ali no trabalho.

Talvez tenha havido uma gralha embaraçosa num e-mail que enviou ao chefe da sua empresa, esqueceu-se de enviar um ficheiro importante e falhou um prazo, ou talvez tenha sido algo mais importante, como escolher uma estratégia mal sucedida ou tomar medidas que fizeram com que a sua empresa perdesse um cliente.

Cometer um erro pode ser embaraçoso, preocupante, e pode fazer com que se interrogue. Claro, estas são formas naturais de se sentir. A boa notícia é que pode recuperar de um erro.

7 dicas para recuperar de um erro

Os erros acontecem. É a forma como se lida com eles que mais importa. Portanto, não se afogue em autopiedade. Faça as coisas como deve ser, faça mudanças, e mostre aos seus colegas, gerente, e empresa como vai voltar a pôr as coisas nos eixos. Se cometer um erro no trabalho, use estas dicas para voltar ao bom caminho:

1. assuma a responsabilidade

A primeira coisa a fazer é possuir o erro. Isto pode ser difícil, mas é um primeiro passo muito importante para corrigir as coisas. Evite arranjar desculpas e culpar outros ou circunstâncias atenuantes. Tudo isto é demasiado comum. Tome posse - as pessoas vão respeitá-lo por isso.

2. peça desculpas genuínas

As pessoas são geralmente compreensivas quando se comete um erro. Se achar que é necessário um pedido de desculpas, faça-o de forma genuína. Contacte de imediato a(s) pessoa(s) afectada(s) e diga-lhes que lamenta o que aconteceu. Seja breve e directo ao assunto. Não há necessidade de longas justificações ou de uma explicação das coisas que levaram ao erro.

3. ofereça uma solução

É a forma como se lida com o erro que importa. Assim que notar que cometeu um erro, comece a pensar em formas de rectificar a situação. Entrar no escritório do seu chefe para lhes dizer que cometeu um erro é uma coisa, mas dizer-lhes que cometeu um erro e depois oferecer uma série de soluções potenciais para a forma como pode resolver o problema é uma abordagem melhor. Eles compreenderão que não só foi o senhor o dono do erro e pediu desculpa, como já está a tentar corrigi-lo.

4. mantenha as coisas em perspectiva

Não se exagere sobre o facto de ter cometido um erro. Mantenha as coisas em perspectiva e considere a gravidade e o impacto do erro. Qual é o impacto? Se for menor, aceite-o e siga em frente. Se for mais grave, então poderá ter algum motivo de preocupação.

5. olhe para o que o conduziu ao erro

Isto é importante. Cometer um erro é perdoável, mas cometer o mesmo erro duas ou mais vezes não será tão aceite. Uma vez encontrada uma solução para reparar o erro, olhar para os passos que permitem que o erro aconteça. Houve algum descuido? Saltou um degrau? Estava a apressar o seu trabalho e esqueceu-se de o rever? Havia algo que pudesse ter feito para evitar que o erro acontecesse? Compreender como é que o erro foi cometido.

6. determine como evitar que o erro ocorra de novo

Se não quiser cometer o mesmo erro duas vezes, precisa de compreender como evitar que isso volte a acontecer. Para erros menores, isto pode ser óbvio; mas para erros maiores, pode não ser imediatamente aparente. Não tenha medo de pedir ajuda. Fale com o seu chefe e colegas sobre formas de evitar que o erro volte a acontecer. Se estiver a cometer o erro, outros poderão também cometer o mesmo erro. Colabore com outros para criar um plano de jogo para evitar e gerir o erro no futuro.

7. comprometa-se a ganhar de volta a confiança

A confiança pode ser perdida quando se comete um erro. Mesmo que tenha tomado medidas para corrigir a questão, pode haver algumas questões de confiança subjacentes que precisam de ser abordadas. Dizer que não voltará a cometer o erro é um bom começo, mas as acções falam mais alto do que as palavras. Prove às pessoas afectadas que aprendeu com o seu erro ao fazer um excelente trabalho. Mesmo os maiores erros podem ser esquecidos ao longo do tempo.

Cometer um erro faz parte do crescimento e desenvolvimento da sua carreira. É inevitável que cometa erros. A chave é aprender com eles e ser um melhor profissional a seguir em frente. Cometer erros no trabalho é comum. É a forma como lida com a situação e melhora para a próxima vez que determina que tipo de trabalhador é!

fonte: randstad canada