O Employer Brand Research da Randstad mostra repetidamente que os colaboradores valorizam mais do que apenas o salário. Os candidatos querem ser pagos pelo seu valor? Claro que sim. Mas acima e além do seu salário, os colaboradores procuram inúmeras outras regalias, benefícios e vantagens quando consideram as ofertas de emprego. Na verdade, estes podem ser fatores decisivos quando duas empresas se aproximam em termos de compensação monetária. Então que tipo de benefícios não monetários podem oferecer?
 

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ambiente de trabalho flexível 

Por exemplo, a capacidade de trabalhar em casa uma vez por semana, horários de almoço flexíveis, ou permitir que o funcionário estabeleça o seu próprio horário de trabalho, em vez de o restringir a uma norma de 9 às 5. O trabalho flexível é altamente valorizado pelos colaboradores. A flexibilidade é uma vantagem universalmente apreciada. Quer se trate de um pai que tem de pensar em arranjar uma creche ou de um jovem profissional que quer fazer uma aula de ioga depois do trabalho, a flexibilidade permite o alcance de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e familiar para todos.

planos de formação e desenvolvimento

Os trabalhadores ambiciosos estão sempre a pensar um passo à frente nas suas carreiras. Oferecer um programa de desenvolvimento mostra que a sua organização se preocupa com as carreiras dos colaboradores e com o desenvolvimento do seu talento. O nível de intensidade depende de si. Pode ir desde um almoço mensal mais informal e aprender sessões para encorajar os colaboradores a adquirir novas competências junto dos colegas de trabalho ou construir um programa de formação mais intensivo para preparar os colaboradores selecionados para funções de liderança. Se não quiser oferecer formação no local, pode até oferecer subsídios para instituições de ensino pagas fora do local.

reconheça as realizações

Uma coisa é o seu gerente chamá-lo à parte e dizer-lhe que faz um óptimo trabalho. É outra coisa ser reconhecido pela sua organização como um grande vencedor. Certifique-se de que os seus melhores funcionários se sentem especiais e de que as suas grandes realizações são celebradas. Não tem que ser demorado ou elaborado. Peça aos líderes da empresa que enviem uma nota manuscrita ao atingir um marco importante, ou tire um momento para destacar os sucessos individuais e de equipa durante as reuniões trimestrais.

férias adicionais

Já discutimos como tirar férias é bom para todos. Os empregados fazem uma pausa e os empregadores colhem o benefício de empregados altamente produtivos que regressam ao trabalho com as baterias totalmente carregadas! Por isso, vá em frente e ofereça mais dias de férias para além das 2 semanas mandatadas pelo governo. Se acrescentar mais férias oficiais pagas não for realista, considere a possibilidade de os empregados saírem mais cedo às sextas-feiras, ou de tirarem meio dia aqui ou ali, conforme necessário.

horário dos eventos sociais

Construir uma cultura de trabalho e  envolvimento dos colaboradores é tão simples como realizar eventos que reúnem a equipa. Para a maioria dos dias de trabalho, os colaboradores estão concentrados na sua lista de "a fazer" e no que precisa de ser feito. A socialização raramente é uma prioridade. Acrescente alguns eventos ao calendário dos colaboradores - durante o horário de trabalho! - em que a socialização é o objetivo. Por exemplo, ter uma festa mensal, um almoço de confraternização ou um dia temático onde todos podem tirar um momento do trabalho para se divertirem e se unirem ao resto da equipa.

personalize as recompensas

Nada diz "nós importamo-nos" como as recompensas personalizadas que falam com o funcionário individual que é comemorado. Quando alguém faz algo extraordinário, reconheça a sua realização com uma recompensa personalizada. Um par de bilhetes de cinema é a recompensa perfeita para o cinéfilo do escritório. Os bilhetes para um jogo de futebol podem ser a escolha certa para o fanático por desporto do escritório. Talvez o colaborador obcecado por tecnologia aprecie um novo gadget para jogar. O que conta é a ideia.

saia do escritório

Planeie o horário de trabalho para sair do escritório (ou onde quer que se encontre o seu local de trabalho) e faça algo fora dos compromissos laborais normais. Isto pode significar reservar tempo para almoços de equipa fora do escritório ou para organizar um evento de formação de equipas em toda a empresa. Basta certificar-se de que os colaboradores estão a bordo com o que planeou. Consulte os colaboradores sobre o tipo de eventos que gostariam de realizar. Um empregador que obriga todos a assistir a um evento "obrigatório" de team building que eles temem pode facilmente transformar esta vantagem numa chatice.

entregar prémios

É fácil e não custa praticamente nada criar recompensas mensais ou trimestrais para os funcionários de forma a destacar os melhores desempenhos na sua organização. Pode tornar os prémios ainda mais tangíveis ao distribuir um pequeno troféu ou um certificado personalizado. Quem não se sente realizado quando é capaz de decorar a sua secretária e mostrar o seu prémio? Se quiser tornar os prémios ainda mais inclusivos, faça-os ser nomeados pelos colegas, para que todos possam participar no reconhecimento das contribuições dos líderes e funcionários que ajudam os seus colegas ou que fazem algo extraordinário.

oferecer oportunidades de voluntariado

Proporcionar oportunidades e tempo livre para o pessoal se voluntariar. Isto pode ser uma boa mudança de ritmo para os funcionários que normalmente estão estacionados atrás de uma secretária o dia todo. Claro, há também o benefício adicional de retribuir à comunidade! Quem não se sentiria bem com isso? Pode mesmo marcar oportunidades de voluntariado como parte da sua política de responsabilidade social corporativa.

permitir aos colaboradores uma mudança de ritmo

Se o seu negócio for suficientemente grande, considere a possibilidade de oferecer aos empregados uma oportunidade de mudar de funções ou de fazer sombra a um empregado noutra área do escritório, ou mesmo noutro local. É também um benefício para si, uma vez que os colaboradores irão adquirir uma compreensão mais profunda de outras funções na organização e reforçar a cooperação e comunicação entre departamentos.

As recompensas destinam-se a mostrar o seu apreço ao pessoal. Adapte os benefícios que oferece às necessidades e desejos dos seus colaboradores. Embora o dinheiro possa ser um forte motivador, as pessoas também querem muitas outras coisas da sua vida profissional! As recompensas intangíveis e não monetárias podem ter o mesmo significado e aumentar o moral dos colaboradores. Independentemente dos benefícios que opte por oferecer, certifique-se de que o seu local de trabalho reconhece o trabalho árduo e mantém as linhas de comunicação abertas com os colaboradores! A melhor forma de saber quais as vantagens que os colaboradores mais apreciariam é perguntar-lhes!