Lisboa, 27 de novembro, 2019 – xPT é o novo produto da Randstad que agrega dados de mercado e os transforma numa ferramenta personalizada de suporte à decisão. Esta solução cruza dados de fontes oficiais com a experiência da Randstad em Portugal. “Somos o terceiro maior empregador privado no nosso país e emitimos em média 55 mil declarações de IRS por mês, o que quer dizer que temos muitos dados sobre o mercado de trabalho que podem não apenas analisar o estado atual, como prever o comportamento através do recurso a um algoritmo” afirma Gonçalo Vilhena, CIO da Randstad Portugal. 



O xPT é um produto que disponibiliza essa leitura e cruzamento de dados, através de gráficos personalizados e que podem ir a níveis de detalhe de concelho ou habilitações literárias ou mesmo salários. A informação que pode ser cruzada neste produto pode ser demográfica, económica, social, de employer branding entre outras dimensões. “São milhões de dados que passam a estar disponíveis de forma relevante para suportar a decisão seja em estratégia de negócio, seja em decisões de investimento ou de recrutamento e retenção” indica Gonçalo Vilhena.



Nesta fase o produto é apresentado em três modalidades de acesso à informação – xPT, yData e eXcellence – que varia consoante a quantidade de informação e de análise pretendida. A primeira versão do xPT é gratuita para clientes e permite às empresas ter acesso a informação geral sobre ofertas de emprego no mercado, números de desemprego e condições salariais. 



Caso as empresas estejam à procura de informação específica relacionada com a sua localização, setor, principais línguas ou ofertas de trabalho, esta versão evolui para o “yData” e, num nível ainda mais premium, para o “eXcellence”. Esta última modalidade já inclui informação menos acessível e com critérios mais específicos e direcionados para o cliente, nomeadamente concorrentes de mercado e potenciais candidatos, combinando fontes complexas e/ou métodos de machine learning.



O xPT reflete a eXperiência da Randstad em PorTugal, que volta assim a inovar no seu portfólio com um produto acessível a qualquer empresa, trazendo mais data intelligence para a área de gestão de pessoas.



O xPT é o segundo lançamento do portefólio tecnológico da Randstad, que inclui também a aplicação “Xmas Work”, divulgada ainda em este mês. Os produtos deste portefólio foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar e acrescentar valor à experiência de todos os utilizadores, como empresas e candidatos.  Em paralelo com a Xmas Work e o xPT, a empresa de recursos humanos vai lançar ainda um comparador salarial no seu site oficial (www.randstad.pt), garantindo assim o aumento da transparência dos salários.