Randstad lança programa global de incentivo ao voluntariado

A Randstad acaba de lançar a nível global a iniciativa “Randstad With Heart”, um programa de voluntariado inovador que vai colocar os seus mais de 38 mil colaboradores, espalhados por todo o mundo, a realizar oito horas de atividades de voluntariado anualmente durante o horário de trabalho junto de uma organização à sua escolha.

Para o CEO global da Randstad, Jacques van den Broek, “o ‘Randstad With Heart’ concretiza a nossa promessa Human Forward. As pessoas estão no centro do nosso negócio e sentimo-nos inspirados para usar o nosso conhecimento e experiência para dar um contributo positivo à sociedade. A iniciativa ‘Randstad With Heart’, em conjunto com outros programas sociais e de voluntariado que já desenvolvemos, permite aos colaboradores da Randstad apoiar comunidades em todo o mundo.” 

O programa ‘Randstad With Heart’ tem por base as conclusões da mais recente vaga do estudo Randstad Workmonitor, cujos resultados demonstram que 65% dos trabalhadores sentem que é importante contribuir para a sociedade através do voluntariado. Enquanto 34% o fazem ativamente, 73% dizem estar dispostos a fazê-lo em troca de folgas remuneradas. 

Através de uma plataforma global online deste programa, os colaboradores da Randstad poderão inscrever-se para realizar ações de voluntariado, fazer um donativo e dar a conhecer outras atividades aos colegas. 

Esta nova iniciativa global vem somar-se à parceria que a empresa tem com a VSO, uma importante ONG para o desenvolvimento que combate a pobreza através do conhecimento e das capacidades dos voluntários. Esta parceria entre a Randstad e a VSO vai comemorar 15 anos de existência em 2019. Para além da participação de colaboradores da Randstad em dois projetos da VSO na Tanzânia e na India, o CEO da holding, Jacques van den Broek, tem vindo a envolver-se pessoalmente há vários anos nesta parceria através da formação de colaboradores que participam nos projetos de voluntariado na India. 

Adicionalmente à VSO, os colaboradores da Randstad participam em muitos outros projetos de voluntariado, incluindo iniciativas de envolvimento social e filantropia. Para saber mais sobre estas iniciativas, consulte o website da Randstad.

Randstad Portugal de mãos dadas com a sustentabilidade e o voluntariado

A Randstad tem já uma longa tradição no apoio ao voluntariado e iniciativas de sustentabilidade com os seus colaboradores. Em Portugal a empresa desenvolve iniciativas em parceria com a Operação Nariz Vermelho, usando da expertise de recrutadores para contratar equipas de "angariadores de sorrisos", um perfil muito especial e detalhado onde o recrutamento especializado faz toda a diferença. Cerca de 25 voluntários contribuíram com horas pessoais para fazerem dezenas de entrevistas a dezenas de candidatos. 

Num formato de voluntariado de contributo mais diverso, a Randstad Portugal colabora com a Fundação Infantil Ronald McDonald. A intervenção da Randstad vai desde a promoção de stands de venda de merchandise, angariação de fundos, apoio logístico em eventos em que a Fundação participa e voluntariado de apoio na Casa Ronald McDonald, que constituí “uma casa longe de casa” para famílias de crianças hospitalizadas. A Randstad vai dar um novo passo no apoio à Fundação Ronald McDonald através de voluntariado direto de apoio a utentes da Casa e acompanhamento das presenças nas salas de espera do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, e no IPO, no Porto.

Aliando responsabilidade social e sustentabilidade, nota para o projeto “Paperless”. Tomando como ponto de partida o objetivo de reduzir o uso de papel e a digitalização de documentação existente em formato físico na empresa, este projeto constituiu uma oportunidade para a a reintegração na sociedade de 12 pessoas, que estiveram diretamente envolvidas neste projeto. Após receberem formação, conhecerem métodos e técnicas de trabalho e estarem ativamente envolvidos nas atividades de digitalização na Randstad, estas pessoas conseguiram ficar integradas no mercado de trabalho, dando seguimento a uma nova fase na sua vida, pessoal e profissional, iniciada na Randstad.