Planear e realizar a identificação de perigos e avaliações de riscos, e implementar medidad minimizadoras dos mesmos;
Elaborar planos de emergência internos, incluindo os planos específicos de segurança contra incêndios em edifícios (legislação SCIE);
Colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho;
Monitorizar a realização de exames de vigilância da saúde ocupacional, assegurando a implementação das medidas de segurança no trabalho identificadas;
Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis (doenças profissionais; acidentes de trabalho; grávidas; puérperas; lactantes; pessoas com deficiência, etc.);
Conceber e desenvolver o programa de informação&formação para a promoção da SST;
Gerir o processo de consulta dos representantes dos trabalhadores para a SST;
Realizar a participação obrigatória à ACT em caso de acidente de trabalho;
Analisar as causas de acidentes de trabalho, elaborar os respetivos relatórios, definindo as medidas correctivas e preventivas a aplicar;
Coordenar e acompanhar auditorias e inspeções em matéria de SST;
Em coordenação com os serviços de Medicina do Trabalho, analisar as causas da ocorrência de doenças profissionais, cooperando na elaboração dos respetivos relatórios, identificar e implementar medidas de minimização;
Assegurar a recolha e organização dos elementos estatísticos relativos à SST e identificar as acções preventivas e correctivas adequadas;