Reportando diretamente à Direção de Recursos Humanos, este profissional terá um Técnico de RH sob sua coordenação e como missão criar o plano de comunicação interna e externa da empresa, definindo as estratégias para a sua implementação, bem como avaliar o comportamento organizacional e elaborar planos de ação no que respeita à Avaliação e Gestão do Desempenho e à Gestão de Carreiras. As suas principais responsabilidades serão:
Promover e facilitar os processos comunicacionais na empresa, recorrendo a metodologias e a técnicas que visam dinamizar todo este processo, principalmente em situações de mudança e enquadramento;
Planear e executar as ações de comunicação, contactar com todos os processos pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação, para captação de informação para divulgação;
Fazer assessoria à gestão, no que diz respeito à estrutura e processos de trabalho, ao desenvolvimento organizacional, à mudança de comportamento organizacional, aos sistemas de organização de trabalho, à cultura organizacional e estabelecimento de sistemas de liderança;
- Elaborar e dinamizar planos de ação, de forma a maximizar o potencial e o desempenho do colaborador e/ou processo, facilitando a aprendizagem e desenvolvimento de competências e assim melhorar a performance laboral;
Elaborar e implementar programas relativos à organização do trabalho, que tenham como objetivo, aumentar a eficácia, reduzir o absentismo e melhorar a integração psicossocial dos colaboradores;
Reunir com a Direção de Recursos Humanos, sempre que necessário, para fazer o acompanhamento, a análise e a introdução de melhorias do sistema/processo.
Gerir todas as atividades relacionadas com a área de comunicação interna e externa, através das redes sociais, eventos, placares, newsletters e intranet;
Fazer o acompanhamento e assegurar a correta implementação e funcionamento do Sistema de Avaliação e Gestão do Desempenho;
Assegurar a gestão de processos de recrutamento, apoiando e desenvolvendo todos os meios necessários para desenvolvimento do mesmo;
Gerir os processos de mobilidade interna, assegurando que têm por base as capacidades, conhecimentos e níveis de desempenho exigidos para cada função;
Articular os resultados da avaliação de desempenho com a área de formação, tendo em conta as necessidades de desenvolvimento identificadas no colaborador, de modo a assegurar o seu alinhamento com o plano de formação;
Gerir os protocolos com as entidades externas, tratar e fazer a divulgação internamente.