Para esta posição deverá ter "mindset" de excelência em práticas, metodologias e comportamentos de melhoria de processos para alcançar eficiências transversais nas áreas operacionais e de serviços de apoio.
Deverá ter competências de liderança específicas para influenciar os comportamentos e permitir o alinhamento de prioridades em todas as áreas, para apoiar o ciclo de melhoria contínua.
Será responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção das metodologias e fluxos de trabalho mais adequados, tendo em vista maximização da eficiência da força de trabalho e adoção dos comportamentos adequados, para medir a capacidade das instalações e equipamentos, contribuindo para a melhoria dos layouts e assegurar o cumprimento das diretrizes estabelecidas.
Estabelecer planos anuais de melhoria de acordo com o desempenho anterior e os objetivos estratégicos da empresa;
Definir objetivos a longo prazo para a implementação da transformação empresarial;
Orientar e facilitar as equipas que estão a implementar projetos e a resolver problemas;
Orientar as equipas das áreas funcionais nas suas reuniões diárias de comunicação, assegurando que os métodos definidos sejam corretamente utilizados em todas as áreas;
Treinar líderes Lean e/ou Six Sigma Green Belts;
Desenvolver o Programa de Formação em Excelência Operacional e realizar sessões de formação a todos os níveis dada empresa;
Desenvolver um processo de melhoria contínua (CI) na fábrica que seja visível para todos, através de indicadores, métodos de trabalho e gestão visual;
Liderar projetos que resultem em grandes melhorias nos processos comerciais da empresa;
Acompanhar e comunicar os resultados do projeto à direção, interna e externamente;
Trabalhar em estreita colaboração com o patrocinador do projeto e o diretor de excelência operacional para rever continuamente o processo e eliminar barreiras nos projetos;
Assegurar que as melhorias dos processos se mantêm ao longo do tempo e garantir a sua sustentabilidade;
Desenvolver iniciativas culturais no local para estabelecer e manter a cultura de excelência operacional;
Apoiar a execução da Avaliação de Maturidade da Excelência Operacional e outros exercícios de benchmarking;
Gerir projetos complexos com impacto significativo na atividade;
Tomar decisões de qualidade e atempadas com base em múltiplas fontes de dados;
Executar atividades profissionais em conformidade com as orientações GMP e HSE, requisitos internos e
requisitos internos e externos, bem como promover a implementação e manutenção das políticas, sistemas e procedimentos (COPs) da empresa (COPs, HBR, SOPs e outros).
Realizar as tarefas e deveres atribuídos de uma forma segura, de acordo com as instruções, e para
cumprir as regras/procedimentos ambientais, de saúde e segurança, regulamentos e códigos de
práticas.