Jovens da Solisform distinguidos em Setúbal

Leonardo Domingos e Joana Silva, representantes da Solisform na 42.ª edição do WorldSkills Portugal - Campeonato Nacional das Profissões, e que conquistaram respetivamente o 1º e 3º lugar da competição na profissão de soldador, foram reconhecidos em Setúbal numa sessão que procurou distinguir os jovens talentos na região.


Catorze jovens setubalenses viram o seu trabalho nas áreas do Desporto, Dança, Cinema, Moda, Música, Investigação e Soldadura reconhecido pela Câmara Municipal de Setúbal A s distinções da Festa Jovens Talentos Revelação 2016 foram entregues a cada um dos homenageados pela sua “capacidade de se reinventarem em vivências de coragem e determinação”, em tempos “complexos, conturbados e inquietantes, mas também de desafios”. As palavras foram de Pedro Pina, vereador responsável pelos pelouros da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal. 

Pedro Pina apontou Setúbal como uma “cidade educadora, promotora de oportunidades” e geradora de talentos. 
“Somos e continuaremos a ser um centro urbano de excelência que se afirma pela qualidade das pessoas e das instituições, pelas capacidades produtivas e económicas das diferentes áreas da vida do concelho”. 
Numa festa desenrolada a bom ritmo com apresentação de Natália Abreu, subiram ao palco os desportistas Gabriel Cândido dos Santos, 19 anos, praticante de kickboxing; João Colaço, 27 anos, em várias modalidades e Nídia Andreia Ideias, 17 anos, do aikido. 
Catarina Branco, de 24 anos, foi a única jovem a receber o prémio pelo trabalho desenvolvido na Dança. “A Dança Oriental ainda não é uma dança com muita expressão em Portugal, por isso sinto que esta conquista é não só para mim, como bailarina, mas também para a minha dança”, afirmou. 
No Cinema, receberam a distinção municipal Pedro Augusto Almeida, 25 anos, realizador. “Espero que este prémio sirva também para que outras instituições na cidade de Setúbal reconheçam aquilo que temos feito pelo cinema português”. 
Também Diana Lima, 28 anos, argumentista, realizadora e produtora foi agraciada na categoria, elogiando a Câmara Municipal por reconhecer o trabalho que os jovens têm feito “na área da Cultura, que continua a ser esquecida pelo poder central”. 
Já na área da Moda, foram Alícia Isabel, 17 anos; Viviana Casimiro, 18 anos; Linda Cardoso, 23 anos e Bárbara Gavaia as jovens distinguidas pelas suas carreiras de modelo, com quais têm somado prémios, patrocínios e representado o país em competições internacionais. 
O jovem de 17 anos Diogo Catatão, mais conhecido como DJ Hard Blend foi por sua vez o único homenageado na área da Música, pelo seu trabalho como DJ de música electrónica, um estilo “que não está muito presente em Portugal”, disse. 
Na área da Investigação foi distinguido Diogo Filipe dos Santos Ferreira, 25 anos, licenciado em História na FCSHNOVA e mestre em História Contemporânea. O investigador tem estudado a história de Setúbal e aprofundado esse trabalho no doutoramento que está também a tirar. 
No seu discurso, afirmou que a “esperança no futuro deve assentar nos jovens, que enquanto cidadãos conhecem o seu papel na democracia, estão conscientes da importância da sua intervenção cívica e possuem uma visão própria do mundo”. 
Leonardo Domingos e Joana Silva, 20 anos, foram premiados pelo trabalho desenvolvido na área profissional da Soldadura, tendo ambos representado a Solisform e ganho o primeiro e terceiro lugares, respectivamente, na 42ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões. 
Momentos culturais A Festa Jovens Talentos Revelação de Setúbal 2016 foi palco ainda da exibição da curta-metragem “Prefiro Não Dizer”, escrita e realizada por Pedro Augusto Almeida, que viu também apresentado o teledisco “Vaiapraia e as Rainhas do Baile”. Ainda no cinema, a projecção da curta-metragem “A Fémea”, produzida e realizada por Diana Lima. 
Os apontamentos culturais foram abrilhantados por uma actuação de Dança Oriental, com a bailarina, coreógrafa e professora Catarina Branco. A animação musical ficou a cargo do DJ Hard Blend, que assegurou um dos momentos mais vibrantes da noite no palco do Fórum Municipal Luísa Todi. 
A cerimónia é organizada todos os anos pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, com o objectivo de reconhecer publicamente o trabalho que os jovens setubalenses, entre os 12 e os 35 anos, desenvolvem ao longo do ano nos mais variados quadrantes da sociedade.

 in Diário da Região - Setúbal, 2 Dezembro 2016